CINEMA NOIR

NEO-NOIR- CIDADE DAS SOMBRAS 1998

quinta-feira, 28 de abril de 2011

DADAÍSMO


O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo e seus parâmetros influenciam a arte até hoje.
Principais características

1920 - o movimento Dadá, Theo van Doesburg Dadamatinée. Auric, Picabia, Ribemont-Dessaignes, Germaine Everling, Casella y Tzara.

Oposição a qualquer tipo de equilíbrio, combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.

A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas talvez as formas principais da expressão dadá tenham sido o poema aleatório e o ready made. Sua tendência extravagante e baseada no acaso serviu de base para o surgimento de inúmeros outros movimentos artísticos do século XX, entre eles o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.

A sua proposta é que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado do automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos. Politicamente, firma-se como um protesto contra uma civilização que não conseguiria evitar a guerra.

Ready-Made significa confeccionado, pronto. Expressão criada em 1913 pelo artista francês Marcel Duchamp para designar qualquer objeto manufaturado de consumo popular, tratado como objeto de arte por opção do artista.

O fim do Dada como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921

domingo, 10 de abril de 2011

CUBISMO


Pablo Picasso
Cubismo é um movimento artístico que ocorreu entre 1907 e 1914, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski. O quadro "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.

Picasso










Paul Cezanne
Paul Cézanne (Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839 — 22 de outubro de 1906) foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta.
Após uma fase inicial dedicada aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romântica, Paul Cézanne criou um estilo próprio, influenciado por Delacroix. Introduziu nas suas obras distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição ou para ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicas.

Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva. E sim, as modificava. A sua concepção da composição era arquitetônica; segundo as suas próprias palavras, o seu próprio estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Cézanne preocupava-se mais com a captação destas formas do que com a representação do ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reação de carácter intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo.
Cézanne



Georges Braque (Argenteuil, 13 de maio de 1882 — Paris, 31 de agosto de 1963) foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso.
Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1899, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e de cores puras (fauvismo).
No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914, devido à Grande Guerra se separaram.
Braque foi mobilizado e ferido na cabeça em 1915, tendo sido agraciado com a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

SEMPRE BILLIE

MY SWEET LADY DAY*

Há 96 anos atrás (1915) nascia uma mulher, negra, pobre, criada em Baltimore por pais adolescentes, violentada, drogada e prostituída. No entanto, um século depois e ninguém consegue fazer o que ela fez, Billie foi e é única. 
Já que estamos tratando do inicio do século 20, aproveito para fazer esta homenagem:
OUÇA AQUI SUMMERTIME no território eldorado, da rádio eldorado. 

Quem se lembra de Billie?

  • Diana Ross fez um filme sobre a vida de Billie Holiday em 1972 
  • O U2 fez, em 1988, a música Angel of Harlem em homenagem a ela.
BILLE HOLIDAY
  • Eric Hobsbaw, o maior históriador do século 20, escreveu história social do Jazz, onde dedica um artigo inteiro à Billie.
  • Billie Holiday foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2000. 
  • Festival TUDO É JAZZ , tibuto a Billie Holiday, 2009. 
  • CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR A ABERTURA, VALE A PENA
Veja o artigo sobre Billie na wikipédia -BILLIE HOLIDAY


  
Poema em homenagem a Billie 

Por: Jacydenatal

Billie Holiday, a voz...


Existe na música uma predisposição a emoções que outra manifestação de arte talvez não desperte, pelo menos em mim...
Ao ouvir Billie Holiday sinto como se um sentimento nostálgico de amor versus tristeza me inundasse. Seu timbre de voz, personalíssimo, faz minha imaginação enveredar-se pelo passado, percorrendo noites de outrora, se misturando a perfumes de corpos suados, carentes... ouvindo a sensualidade de sua voz entre tinir de copos, declarações de amor sussurradas, luz difusa de algum bar... Tudo aqui parece ter urgência de vida, de romper tabus e derrubar fronteiras. É como se debater entre a dor e o prazer.
Existe tal doçura dolorida nesta voz que o peito aperta num único desejo, ser feliz (...) e ao mesmo tempo um desassossego de angustia me arrebata ao sentir a existência fluindo em direção a algo que não sei o quê...

 
    Para mim, this it.

    *Lady Day assim Billie era carinhosamente chamada pelos que lhe foram próximos. Lester Young foi quem lhe apelidou "Lady Day".